CEDOC

Como funciona

 

O CEDOC é uma plataforma de busca com mais de 5 mil itens sobre Ensino Médio e Gestão em Educação das últimas décadas captados de diversas fontes. Estão catalogados pesquisas, legislações, entrevistas, documentários, relatórios atualizados e outros itens, organizados em dois programas: documental e audiovisual. Para facilitar a pesquisa, o CEDOC possui um sistema intuitivo de busca. Ao lado direito da tela, há uma constelação com os principais temas abordados, como Equidade, Currículo e Juventudes.

No campo de busca, ao centro, é possível procurar os documentos por palavra-chave e, também, ser ainda mais específico com a ajuda da procura avançada, na qual o usuário consegue inserir título da obra, autor, data de publicação e tipo de documento.

Quatro opções de visualização dos resultados da pesquisa estão disponíveis: temas, instituições, temporalidade e localidades. Em todas as visualizações, o usuário tem acesso a uma série de dados que revelam o quadro geral dos documentos presentes no acervo. Cada um desses filtros possui uma representação visual: uma linha do tempo (ano), uma constelação de palavras (temas) e, no caso do filtro por localidade, há um mapa – nele é possível explorar os documentos sobre cada país, estado ou cidade.

Visualização por temas:
Nessa visualização, os documentos do CEDOC são abordados a partir de um assunto principal e de seus temas relacionados. Assim, o consulente pode visualizar os principais temas presentes nos documentos resultantes de sua pesquisa, ou seja, tem acesso ao conjunto de temas que, no universo de documentos do CEDOC, mantém relação mais direta com o assunto principal de sua pesquisa.

Como isso acontece? Ao selecionar um tema e iniciar a busca, o consulente visualiza tanto o assunto pesquisado como a sua relação com outros temas. Para tal, a plataforma apresenta um recurso visual animado que mostra as conexões entre esses diferentes temas em um formato orbital, permitindo a navegação entre eles. Por meio de uma linguagem de cores e linhas que estabelecem graus de proximidade, esse recurso visual também mostra a força de conexão e a quantidade de temas ligados ao termo central escolhido na pesquisa. Esses temas aparecem orbitando em torno do tema principal e a variação de cor, tamanho da fonte e a distância em relação ao assunto central revelam o tipo de conexão existente (o tipo de conexão tem relação com a quantidade de vezes que os temas aparecem juntos).

O uso desse recurso permite ao consulente perceber relações muitas vezes não óbvias entre os temas. Além disso, o usuário tem a dica sobre um conjunto de temas que podem ser de seu interesse por suas conexões com o assunto pesquisado.

Visualização por instituições

Nessa visualização, o consulente tem acesso às instituições que mais possuem produções dentro do tema pesquisado. As instituições são apresentadas em um gráfico que, por meio de diferentes cores e tamanhos, demonstra a representatividade da instituição dentro da temática.

Aqui também é possível alterar a visualização para que mostre a quantidade de temas ligados a cada instituição: com os mesmos recursos gráficos, é possível visualizar os temas hierarquizados de acordo com a quantidade de vezes em que é citado junto com a instituição selecionada, além de também uma barra temporal que demonstre como a produção institucional se comporta ao longo do tempo.

Essa visualização permite ao usuário ter um panorama das instituições nacionais e internacionais e suas produções dentro do campo temático Gestão em Educação e todos os demais temas a ele relacionados.

Visualização por referência temporal

Nessa visualização, o usuário tem acesso a uma linha do tempo, dividida por décadas, que apresenta a quantidade de documentos existentes e produzidos ao longo do tempo e por período dentro do tema Gestão em Educação. Além disso, é possível clicar em uma década específica e ter acesso a uma lista dos principais temas presentes nos documentos produzidos naquele período. Também é possível clicar na década escolhida e ter a relação de documentos ano a ano.

Essa visualização fornece um panorama da produção por período, revelando as preocupações e os assuntos de maior interesse de cada época.

Visualização por localidades

Nessa visualização, o usuário tem acesso a um mapa-múndi que mostra a distribuição da produção de documentos por país. Além disso, é possível clicar em cada país e ver a relação da produção por região (no caso do Brasil), estado e também por cidades.

Essa visualização tem como vantagem revelar ao consulente quais países do globo ou regiões do território nacional são foco de estudos e pesquisas em temas caros relacionados à Gestão em Educação.

Logo do CEDOC

Sobre o CEDOC

Aprenda a usar as diferentes visualizações do CEDOC: temas, instituições, temporalidades e localidades.

A base de dados do cedoc é composta por